Seja bem-vindo! Aqui tem tudo para o seu pet!

contato@casadosgauchos.com.br

+55 (24) 99213-8234

Problema de Comportamento com pets adotados?

Infelizmente, a historia é bem mais comum do que muitos imaginam. Depois de adotar um cão ou gato em uma feirinha, a família se surpreende com certos comportamentos e opta por devolver o per à condição de abandono. É o caso, por exemplo, quando um cachorro começa a latir muito, incomodando a vizinhança, ou quando um gato se torna agressivo com as pessoas.
De acordo com o Dr. Dalton Ishikawa, médico veterinário comportamentalista e fundador da Pet Games, embora a tendência seja culpar o pet pelo que “vai mal”, a origem dos problemas está, principalmente, na expectativa e no despreparo dos tutores que adotam por impulso, sem uma pesquisa prévia aprofundada sobre as necessidades comportamentais básicas e cuidados com o pet.

“Existem muitos animais para serem adotados, mas se a pessoa não fica em casa a maior parte do tempo, se viaja todo fim de semana, se não tem condições financeira, etc., ela não tem o perfil para adotar um pet” diz o especialista. “Queremos cães e gatos para suprir nossas necessidades afetivas, mas quanto tempo do nosso dia nós dedicamos exclusivamente a eles?”

Análise Prévia é fundamental para evitar transtornos
Para Ishikawa, existe uma confusão muito grande entre o que é, de fato, problema de comportamento indesejado. Por exemplo, em geral, filhotes de cachorro sem raça definida (SRD) geralmente costumam ter muito mais energia para gastar do que um filhote de uma raça que foi selecionada para servir de companhia dentre de casa. Sendo assim, eles precisam de uma quantidade maior de passeios e de atividades ao longo do dia.
O Fato de cães SRD, raças de pastoreio, caça, trabalho, etc geralmente terem muita energia para gastar não é um problema de comportamento. Na verdade, trata-se de uma característica esperada. No entanto, ela nem sempre é desejada pelos tutores. Daí vem a importância de estudar não só as características físicas e necessidades comportamentais dos pets, como também seu próprio estilo de vida para saber se ambos podem ser alinhados. Além disso, também é fundamental que todos da família estejam de acordo com a adoção e com a divisão de tarefas para evitar problemas de convívio familiar.

Primeiro Pet? Converse com um consultor comportamental

Mesmo tomando o cuidado de adotar um pet somente após uma autoavaliação em relação às expectativas, disponibilidade de tempo, condições financeiras etc., o pet ainda sim pode apresentar certos comportamentos principalmente com tutores de primeira viagem, que não sabem, por exemplo, como ensinar um cachorro a fazer xixi no lugar esperado. No entanto, também pode acontecer com tutores experientes, como na introdução um novo pet em uma casa onde já moram outros animais de estimação.
A fim de agilizar a adaptação do pet e prevenir problemas desde o início, já é possível contar atualmente com o serviço de consultoria comportamental. Ao longo de, em média, duas horas, o profissional irá analisar o ambiente em que o pet vai morar. A partir disso, ele consegue dar orientações mais assertivas sobre o melhor local para colocar caminha, comedouro, tapete higiênico. etc.
Ele também poderá demonstrar a melhor técnica para ensinar o pet para ensinar o pet onde fazer suas necessidades, como fazer o enriquecimento ambiental e muito mais.
Longe de ser um gasto supérfluo , a contratação desse tipo de serviço evita despesas futuras com móveis ou objetos destruídos, pagamento de multas por excesso de de latidos, lavagem de tapete, entre outros. Sem contar o prejuízo emocional para família e para o pet.” É um investimento importante que se banca em poucos dias”.

Fonte – Revista Petz edição #05

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato pelo site!

contato@casadosgauchos.com.br

Nossas lojas​

JAPUÍBA

RUA FRANCELINO ALVES DE LIMA, 89

+55 24 99243-6160

Centro

RUA TEIXEIRA BRANDÃO, 120/126

+55 24 99213-8234

FRADE

RUA JULIETA CONCEIÇÃO REIS, 568

+55 24 99250-7078

FRADE

RUA JULIETA CONCEIÇÃO REIS, 568

+55 24 99250-7078

PARATY – LOJA 1

RUA LOURIVAL VALENTIM DOS SANTOS, 347

+55 24 98837-4918

PARATY – LOJA 2

RUA JANGO PÁDUA, 612, LOJA 5-A

+55 24 99281-3032