Seja bem-vindo! Aqui tem tudo para o seu pet!

contato@casadosgauchos.com.br

+55 (24) 99213-8234

Como cuidar de um peixe? Aprenda!

como cuidar de um peixe

Se você quer ser um tutor de peixe, chegou ao lugar certo! Não se preocupe, é muito normal as dúvidas sobre como cuidar de um peixe surgirem neste momento.

Afinal, como deve ser o ambiente adequado para um peixe? Qual a alimentação mais adequada? Como limpar o aquário? 🤯

Calma… 

Foi pensando em você e em todos os tutores iniciantes de peixe, que preparamos um  guia básico, com 7 dicas para começar a cuidar do seu novo amigo. Seguindo todas elas, seu peixe crescerá saudável.

Então, já abre o bloco de notas e não perde nenhuma dica, ein?! 

Como cuidar de um aquário?

Para um bichinho crescer saudável, o ambiente em que ele vive tem grande parcela nisso. E isso não é diferente com o peixe. 

Para iniciar nesse mundo, você precisa estar atento a como cuidar de um aquário. Para saber como cuidar de um peixe, sua moradia deve ter uma atenção redobrada.

Afinal, a saúde do seu amigo está diretamente ligada ao seu bem-estar. Portanto, para promover o melhor ambiente e cuidados com seu peixe, preste atenção nos seguintes pontos:

  • Tamanho do aquário;
  • Água e manutenção dela;
  • Termostato;
  • Decoração;
  • Alimentação;
  • Evitar excesso de peixes;
  • Escolha espécies compatíveis. 

Confira os detalhes de como cuidar de um peixe. 

1 – Tamanho do aquário

Para entender como cuidar de um peixe, você precisa mergulhar (😅) a fundo no assunto. De início você terá que ter um aquário em casa. 

Escolher o aquário certo para seu novo amigo é muito importante, pois é o local onde será a casa dele. O recomendado é que este aquário tenha capacidade de, no mínimo, 60 litros. 

Aquários menores são indicados para pessoas com mais experiência. Um bom aquário para se começar deve ter 50cm de comprimento ou mais.

Quanto mais espaço melhor! 

Nessa primeira compra, não se esqueça também do substrato, que nada mais é que o fundo do aquário. É aconselhável usar cascalhos de rios ou areia para compor o fundo, assim como é o substrato do ambiente natural.

É possível montar o fundo do aquário usando areia comum de construção, que deve ser lavada somente com água. Já quem preferir usar cascalho, deve optar por aqueles com granulometria grande.

2- Água e manutenção

A segunda dica de cuidados com seu peixe pode parecer boba, mas ela também precisa da sua atenção. Todos sabemos que o peixe vive na água, mas alguns cuidados devem ser tomados.

O mais indicado é que o aquário seja enchido com água da torneira. Por ser uma água tratada e ter componente como o cloro, não coloque seu peixe assim que encher o aquário. 

O ideal é que a água “descanse” por no mínimo dois dias antes de colocar o peixe. Esse tempo é o suficiente para que o cloro evapore e os metais pesados fiquem no fundo. 

ATENÇÃO!

Não utilize água mineral nem água do poço artesiano para encher seu aquário. 

Conforme for entrando cada vez mais nas dicas sobre como cuidar de um peixe, vai começar a entender muitas coisas que passam despercebidas. Uma delas é sobre os níveis de PH. 

E o que isso tem a ver com a água? TUDO!

A água mineral tem um PH muito alto, o que é prejudicial à maioria dos peixes. Já a água do poço artesiano é o contrário. A concentração do PH é baixa, o que também não é bom. 

Então não arrisque a vida do seu amigo e encha o aquário apenas com água da torneira, combinado? 🤝

Para manter a água saudável para seu peixe, você vai precisar de um filtro e dos elementos filtrantes. Alguns bons exemplos de filtros para iniciantes são os filtros de bactérias e os filtros Hang on.

Esses elementos filtrantes ficam dentro do filtro, independentemente do modelo. São eles: a manta acrílica (perlom), carvão ativado e anéis de cerâmica.

Para usar o filtro, os elementos devem ser colocados em seu interior na seguinte ordem: 

  1. Manta acrílica: ela segura as partículas.
  2. Carvão ativado: remove a química.
  3. Anéis de cerâmica: melhoram a vida do peixe no aquário.

Essa sequência deve ser seguida de acordo com o lugar que a água passará primeiro. Há alguns modelos de filtro em que a água passa primeiro por cima, já em outros ela passa primeiro por baixo.

Lembre-se: o último elemento de filtragem deve sempre ser a cerâmica.

Para ter uma segurança maior, use um anti-cloro. Ele remove, além do cloro, metais e outros elementos tóxicos aos peixes.

3-Termostato

Pensando na melhor maneira de como cuidar de um peixe, é importante ter um termostato. Ele vai manter a água na temperatura desejada, pois não pode haver mudanças bruscas de temperatura.

Para usar o termostato, siga esses passos:

  • Regule a temperatura desejada;
  • Coloque ele dentro do aquário;
  • Ligue na tomada.

Para alterar a configuração, basta modificar o parâmetro com o termostato dentro d’água.

4- Decoração

Uma das melhores partes nos cuidados com o aquário e com seu peixe. As opções para decorar são variadas. Deixe sua criatividade aflorar!Para decorar você pode usar objetos artificiais feitos para aquários e também plantas naturais. Entre as decorações artificiais existem muitas opções no mercado, entre elas:

  • Plantas de plástico;
  • Grutas de plástico;
  • Entre outros objetos de resina.

Caso queira enfeitar com plantas naturais, que são melhores, irá exigir um maior conhecimento e investimento para se obter fotossíntese.

5- Alimentação

Uma das preocupações sobre como cuidar de um peixe é com a alimentação dele. Como saber qual é o melhor tipo de ração no meio de tanta variedade?

Fica atento a nossa quinta dica para tirar de vez essa dúvida! 

Existem três variedades de rações para peixes: as rações de superfície, de meio e de fundo. 

Esses tipos refletem sobre o tempo que a ração vai afundar. Assim cada uma atende cada especificidade do peixe. 

Ainda confuso? Vou explicar!

Por exemplo, você tem três peixes, um fica mais na parte funda do aquário, outro no meio e o terceiro na parte mais alta. Então a ração de fundo atenderá mais o primeiro peixe, a do meio ao segundo e assim sucessivamente. 

Além disso, cada um desses tipos possuem diversos formatos. Entre os mais famosos estão: 

  • Ração em flocos: a mais comum e fica mais do meio para a superfície do aquário;
  • Ração granulada: também popular, mas afunda mais rapidamente, ficando entre o meio e fundo do aquário;
  • Ração paletes: indicada para peixes maiores e de água salgada. 

ATENÇÃO! 

Nunca dê outro tipo de alimento que não seja a ração para o seu peixe. As rações premium são as mais indicadas, por serem mais completas. 

6- Evite excesso de peixes

Peixes precisam de espaço! Então ao começar nesse mundo não encha aquário com peixes.

Colocar muitos peixes em um ambiente pequeno, se comparado ao natural, é muito prejudicial à saúde deles. Além disso, exigirá uma maior atenção na limpeza e manutenção do filtro do aquário. 

Caso queira ter mais de um ou dois peixes no aquário, sempre pergunte ao veterinário qual o tamanho saudável para a situação. 

7- Escolha espécies compatíveis

Entendendo melhor como cuidar de um peixe, vai descobrir muitas coisas. Entre elas que existem algumas espécies que não podem conviver com outras.

É sempre importante estar em contato com um especialista sobre a compatibilidade das espécies que quer adotar. 

De quanto em quanto tempo devo limpar o aquário?

Agora que já sabe os principais cuidados ao se ter um peixe e um aquário em casa, aparece outra dúvida. Como limpar o aquário e de quanto em quanto tempo devo fazer isso?

A limpeza do aquário é muito importante para a saúde do seu peixe. Geralmente ela deve ser feita de 15 em 15 dias, mas isso não é uma regra. É preciso estar atento às características de cada espécie.

Mas, como limpar esse aquário? Confira no vídeo abaixo o passo a passo para não errar nessa etapa dos cuidados com seu peixe.


Gostou do conteúdo? Agora que já sabe como cuidar de um peixe, entre em contato com a Casa dos Gaúchos para promover o melhor ambiente para seu amigo!

contato@casadosgauchos.com.br

Nossas lojas​

JAPUÍBA

RUA FRANCELINO ALVES DE LIMA, 89

+55 24 99243-6160

Centro

RUA TEIXEIRA BRANDÃO, 120/126

+55 24 99213-8234

FRADE

RUA JULIETA CONCEIÇÃO REIS, 568

+55 24 99250-7078

FRADE

RUA JULIETA CONCEIÇÃO REIS, 568

+55 24 99250-7078

PARATY – LOJA 1

RUA LOURIVAL VALENTIM DOS SANTOS, 347

+55 24 98837-4918

PARATY – LOJA 2

RUA JANGO PÁDUA, 612, LOJA 5-A

+55 24 99281-3032